Dicas
Dicas de estudo
-
Sempre procure informações na documentação oficial da ferramenta. Praticamente tudo que vamos trabalhar é open source. As principais ferramentas são muito bem documentadas, principalmente as da HashiCorp. Aprenda a usar as documentações ao seu favor e como encontrar rapidamente o que precisa.
-
Não é necessário ser especialista em nenhuma ferramenta, mas é necessário saber como usá-la, pelo menos o básico e conhecer seus limites. A documentação esta sempre disponível para ajudar quando precisamos.
-
Faça cursos online na Alura ou Udemy e até mesmo no YouTube seguindo tutoriais para ter uma direção, mas não ache que são suficientes para compreender os limites da ferramenta. Continue estudando junto com a documentação.
-
Siga as comunidades de estudo, canais do YouTube, twitch. Aproveite siga as principais empresas no LinkedIn e no Twitter.
-
Documentar os seus estudos ajuda a fixar o conhecimento.
-
Se puder, tenha um servidor para ser o seu playground em casa, mas só se pude.
Se reparar bem, muito criadores de conteúdo falam sobre o mesmo tema várias vezes. Se já sabe sobre a ferramenta, mantenha-se atualizado nas novas releases e não nos vídeos. Foque sempre em novos conhecimentos.
Dica para a vida
Praticar é o melhor método de aprender, mas não se esqueça que fazer funcionar não quer dizer que você tem domínio na ferramenta. Fazer funcionar em um ambiente controlado não é a vida real.
Entenda a teoria das coisas, faça várias instalações com diferentes cenários, não somente para aprender, mas para saber como consertar quando quebrar. Não atropele a teoria
.
Entender o porquê das coisas ajuda a absorver melhor as informações, pois tudo fará sentido. Ao mesmo tempo, entender a teoria faz com que você se torne mais criativo e use as soluções de formas diferentes adaptada para diferentes cenários.
Também não adianta entender tudo de forma que pareça reinventar a roda. Tenha bom senso no tempo gasto entre aprendendo a teoria e praticando.
Se tivesse seis horas para derrubar uma árvore, eu passaria as primeiras quatro horas afiando o machado.
O princípio de Pareto nos diz que 20% do conhecimento em qualquer conteúdo consegue atingir 80% de resultado. Nesses 20% estudo muito, e nos outros 80% estude menos, mas estude.
Dica para ingressar no mercado
-
Crie repositório públicos dos seus estudos. Qualquer um pode dizer que sabe, mas um repositório de estudo, além de difundir o conhecimento, prova que você sabe e já que dará um portfólio inicial.
-
Caso necessário crie um blog para ir criando seus roadmap de estudo, sua história.
-
Quem não é visto não é lembrado. Procure ir em conferências de DevOps e fazer amizades.
-
Sempre procure informação na documentação oficial da ferramenta. Praticamente tudo que vamos trabalhar é open source. As principais ferramentas são muito bem documentadas, principalmente as da HashiCorp. Aprenda estas documentações ao seu favor e como encontrar rapidamente o que precisa.
-
Não é necessário ser especialista em nenhuma ferramenta, mas é necessário saber como usá-la, pelo menos o básico e conhecer seus limites. A documentação esta sempre disponível para ajudar ao nosso lado da internet.
-
Siga as comunidades de estudo, canais do YouTube, twitch. Aproveite siga as principais empresas no LinkedIn e no Twitter.
-
Se já conseguiu ingressar no mercado de trabalho, priorize aprender as ferramentas que a empresa precisa, mas retire um tempo para aprender novas.